BUILDBOT Blog

Spidersbot: o exército de robôs aranhas da Intel

Spiderbots, robôs aranha da Intel

 

Mais um gigante da tecnologia, a Intel, apresenta invenções tecnológicas que realizam integração com a robótica. O projeto das spiderbots (aranhas robôs), foi desenvolvido pela empresa e apresentado durante o Intel Developer Forum, que aconteceu recentemente em Shenzhen, na China.

 

O projeto dos robôs também incluiu a integração com a tecnologia wearable, uma tecnologia que possibilita vesti-la, usando acessórios como óculos, pulseiras, anéis, relógios e o que mais a tecnologia e a criatividade permitirem.

A apresentação foi realizada pelo CEO da empresa, Brian Krzanich. Ele utilizou uma pulseira que de acordo com seus movimentos comandava um exército de aranhas robôs de forma coordenada.

 

O controle utilizado por Krzanich conta com um módulo de Curie, também possui um acelerômetro e giroscópio para detectar movimentos e transmite estas informações aos robôs através de um módulo Bluetooth LE.

 

Durante a apresentação foram dados comandos para que as aranhas levantassem, acenassem, mudassem de cor e abaixassem, tudo isto para promover a tecnologia do chip Intel com sistema Quark SE.

 

Este chip pode ser integrado a peças e acessórios que podem ser vestidos e utilizados pelos usuários e assim adotar diversas funções de interpretação de movimentos, deslocamento e monitoramento, ajudando a avaliar as ações realizadas por usuários, como caminhadas, corridas e nado, por exemplo.

 

A tecnologia apresentada durante o evento causou impacto e estará disponível para comercialização em breve, com previsão para lançamento no segundo semestre de 2015, no entanto, os spiderbots que também geraram empolgação, são apenas um modelo de conceito e não possuem previsão para comercialização.

Category: Notícias

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*