BUILDBOT Blog

Robô ensina programação para crianças

primo

Primo é uma interface física projetada para introduzir a lógica de programação para crianças, o objetivo é levar o pequeno robô chamado Cubetto de volta para casa, as crianças devem programa-lo usando um conjunto limitados de instruções.

Existem outros modelos que trabalham com essa mesma solução mas não são adaptados para crianças menores de 8 anos ou que trabalhe sem a necessidade de telas e de pré-alfabetização. O produto foi originalmente concebido na Suiça e como nos jardins de infância tradicionais o material escolhido foi a madeira, além de ser natural, segundo uma pesquisa jogos feitos em madeira são os preferidos das crianças.

Dentro do Primo existe um circuito integrado, propositalmente escondendo a complexibilidade exitente no conjunto para criando uma experiência mágica, o conceito por detrás do Primo foi inspirado no trabalho de Seymour Papert, matemático que foi o co-fundador do laboratório de Inteligência Artificial no MIT, ele dirigia a equipe e inventou o Logo, um recurso para ensinar programação para crianças e também ajuda a resolver problemas de uma maneira pessoal.

Primo é uma simplificação do método Logo e Turtle, onde as instruções são limitadas a mais pura forma evitando qualquer tipo de linguagem numérica ou textual, até o design em formato de ‘cobra’ ou ‘zig-zag’ para a sequência de instruções foi escolhida para evitar pré-concepções relacionadas com a alfabetização.

O formato em ‘D’ dos blocos conectores foi projetado para que os mesmos pudessem ser inseridos de uma só maneira, sendo consistentes com o desenho do caminho e com a direção a ser seguida pelo carro.

A maior dificuldade nesse método é o desenho e o formato dos blocos que representão os comando ‘direita’ e ‘esquerda’, mas isso ocorre também porque, em geral, esses conceitos de direção também são novos para os pequenos.

Category: Notícias

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*