BUILDBOT Blog

Robô ensina programação a crianças, com música.

Wigl Dancing

Em tempos de internet em todos os lugares e ao alcance de pessoas de todas as idades, a tecnologia fica cada dia mais acessível. Já postamos diversos projetos que ensinam programação à crianças, não que todos seremos programadores, mas se familiarizar com a linguagem das máquinas será tão importante quanto foi aprender inglês a 20 anos.

Vemos as antigas IDE se transformando em métodos criativos e cada vez mais didáticos para o público infantil, Wigl é um robô que usa uma de nossas formas de linguagem mais primitivas para ensinar programação.

Nascido de um crowdfunding, Wigl interage com as crianças ensinando codificação de comandos através de notas musicais, ele pode ser controlado com sons pré-gravados, instrumentos musicais ou pela voz.

Observando a reação que cada som causa no robô as crianças podem criar instruções de um percurso ou simplesmente faze-lo dancar.


O projeto do Wigl não é de alta complexidade técnica e não usa matemática pesada em seu funcionamento, basicamente ele é composto por um chassi robótico com motores, microcontrolador e microfone, nada mais do que o princípio da engenharia em ação, reinventar o mundo com criatividade.

Comandos Wigl

Enquanto a maioria dosbrinquedos” robóticos no mercado tem um tablet, smartphone ou computador como controle remoto, Wigl interage de forma natural e possui dois modos de operação, o automático que ouve e interage em tempo real e o modo programação que grava em sua memória os sons e depois executa os comandos relacionados.

Category: Notícias

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*