BUILDBOT Blog

Pontes monitoradas por drones

Bridge Drones Blog-1408716644317Professores da Universidade de Tufts estão construindo um sistema que combina sensores de vibração e quadricopteros para manter o controle sobre a saúde estrutural de pontes.

O professor Moaveni e seus alunos fixaram 10 conjuntos de acelerômetros e sensores térmicos na passarela Dowling no campus Tufts, em Medford, Massachusetts. Os pequenos sensores tem capacidade de 5 minutos de coleta de dados e a cada hora enviam os dados para um servidor alojado em uma caixa perto da ponte que são analisados para encontrar mudanças no padrão de vibração e identificar mudanças que podem sugetir danos.

Para melhorar a eficiência a solução encontrada com Moaveni e Usman Kran (engenharia elétrica e computação de Tufts), foi a a utilização de drones para baixar informações dos sensores encontrados nas pontes. Em vez de enviar para um servidor central, os sensores poderiam armazenar dados localmente em etiquetas RFID. Um pequeno grupo de drones operarando sob a ponte, voando perto o suficiênte para copiar os dados dos sensores. Os drones, então, retornam a uma estação de carregamento nas proximidades ou base móvel, compartilhando os novos dados com um servidor.

Um sensor específico poderia responder as informações que esta recebendo, e uma leituta fora do normal faria com que o drone tirasse fotos para elertar engenheiros sobre um problema em potêncial.

Os sensores também poderiam ser reprogramados por drones em tempo real, assim os dados reúnidos pelos sensores de hora em hora poderiam ser redefinido para gravar apenas os dados de um determinado período, permitindo aos pesquisadores reunir uma ampla variedade de dados sobre o desempenho da ponte sem ter que enviar um programador toda vez que necessitar de um dado diferente.

Para evitar problemas de sinal com o GPS, os robôs podem navegar utilizando QR codes colocado ao lado de sensores que funcionam como marcadores em um mapa. Os drones trabalham em conjunto evitando assim problemas com intempéries, em conjunto são capazes de comparar as posições e verificar as rotas de vôo.

Category: Notícias

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*