BUILDBOT Blog

Microsoft também investe em geração de robôs colaborativos

Robô LBR iiwa da KUKA e Microsoft

 

Em parceria com a KUKA AG, um fabricante líder de robôs industriais e soluções de automação, a Microsoft Corp. está lançando o robô LBR iiwa, um equipamento que conta com inteligência artificial e é integrado ao sistema Microsoft Azure Internet das Coisas (IoT).

 

Graças a presença de inteligência artificial e ao sistema de Internet das Coisas da Microsoft, o KUKA LBR iiwa também envia informações para um sistema em nuvem e com isto pode ser gerenciado também à distância.

Este projeto conjunto da Microsoft com a KUKA desenvolveu um robô ágil, versátil, preciso, equipado com tecnologia perceptiva, habilidade para sentir o ambiente ou seu redor e capacidade para realizar tarefas complexas de forma segura.

 

Confira no vídeo demonstração, como pode ocorrer a integração de humanos com o LBR iiwa.

 

Inteligência artificial e sistema em nuvem integrados

A colaboração do LBR iiwa com humanos vai além do momento de ensinamento das tarefas. À distância, também é possível acompanhar e interagir com o robô através dos dados fornecidos por ele que são armazenados em um sistema em nuvem e transmitido para o sftware de gestão desenvolvido pela Microsoft.

 

Isto é possível porque os dados de movimentos do robô são transmitidos para a nuvem Azure e a equipe envolvida na gestão do robô acompanha o progresso e os relatórios de status do trabalho do LBR iiwa.

 

Com isto, pode-se acompanhar em tempo real, o desempenho do robô e também a ocorrência de erros  utilizando tablets ou computadores com o sistema Windows, o que torna o processo automatizado ainda mais rápido e eficiente.

 

Outro diferencial é o relatório sobre análises de negócios e inteligência de tendência, que permite acompanhar defeitos e problemas recorrentes, como no caso de peças que apresentam defeito com mais frequência do que outras, permitindo assim a realização de análise de fluxo de dados avançada e a otimização da gestão do processo produtivo.

 

Ficha técnica do LBR iiwa

Cargas
Carga 7 kg
Alcanc
Alcance de trabalho
Max. alcançar 800 milímetros
Outros dados e variantes
Número de eixos 7
Repetibilidade ± 0,1 mm
Peso 23,9 kg
Posições de montagem Chão, teto, parede
Controlador KUKA Sunrise Cabinet
Classe de proteção IP 54

 

 

 

Category: Notícias

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*