BUILDBOT Blog

Liga de Futebol Robótico, opção para amantes de esporte e tecnologia

robocup-middle-size-2015

Anualmente ocorre em Portugal a Liga de Futebol Robótico (Middle Size League), um evento oficial integrante do RoboCup, que conta com a participação de robôs com até 80 cm de altura e 52cm de diâmetro e com peso de 40 kg, em um campo de futebol semelhante ao humano, nas proporções de 18m x 12m.

 

A final deste ano, premiou pelo segundo ano consecutivo a equipe TechUnited Eindhoven, da Holanda, que venceu a equipe CAMBADA da Universidade de Aveiro (UA), de Portugal, durante o Festival Nacional de Robótica que ocorreu em Vila Real (Portugal).

Os robôs participantes são equipados com diversos sensores como sonares, giroscópios e câmeras, além de motores, dispositivos para chutes e muitos outros equipamentos e acessórios.

 

Os jogos são realizados de forma autônoma e a comunicação entre os próprios robôs e o treinador ocorre através de sistema sem fio. O árbitro também pode monitorar os competidores remotamente, com a ajuda de um computador externo.

 

Uma das principais diferenças entre o futebol robótico e o humano é a presença de dois árbitros. Um que regula o jogo, semelhante ao do futebol tradicional e outro que interage e monitora através de uma interface gráfica, usando o computador, para comunicar os robôs sobre faltas, cartões e demais ocorrências durante o jogo.

 

Esta competição se torna muito atraente devido a multidisciplinaridade de competências que precisam ser desenvolvidas, pois envolvem desafios de mecânica, eletrônica, programação, do nível de processamento de sinal, controle de inteligência artificial e muitas outras competências.

 

Confira um vídeo demonstrativo, apresentando as habilidades dos robôs jogadores, realizado pela equipe vencedora do desafio deste ano.

 

Category: Notícias

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*