BUILDBOT Blog

Cozinha robótica traz robô cozinheiro para facilitar o dia a dia

módulo de cozinha robótica em operação

Já pensou não ter mais que cozinhar, chegar em casa cansado e receber o prato de comida preparada em casa imediatamente? Pois é, isto não é mais uma realidade tão distante assim, a cozinha robótica já existe.

 

A Moley Robotics está desenvolvendo um módulo portátil de cozinha, com a capacidade de preparar refeições automaticamente e esta invenção, dentro de pouco tempo, poderá substituir equipes de cozinha em restaurantes ou até mesmo ajudar aos donos de casa mais preguiçosos ou sem habilidade.

 

O módulo desenvolvido conta com um fogão, forno, pia, utensílios de cozinha e braços robóticos que realizam o manuseio dos alimentos e materiais culinários. Os braços foram desenvolvidos pela Shadow Company, empresa referência em tecnologia que também é fornecedora da NASA.

 

Estes braços são articulados e possuem estrutura semelhante aos nossos, com dobradiças em locais equivalentes aos ombros, cotovelos, punhos e dedos. Graças a esta mobilidade eles são capazes de reproduzir facilmente os movimentos humanos.

 

As ações do robô são realizadas com a ajuda de inteligência artificial. A programação dos braços é feita através de repetição. O cozinheiro executa uma receita e enquanto isto, o robô cozinheiro memoriza os movimentos e as atividades realizadas, executando-as em seguida.

 

Para realização de um teste, o vencedor do MasterChef britânico, Tim Anderson, realizou uma experiência, preparando um bisque de caranguejo. Na sequência, os movimentos foram repetidos pelo robô cozinheiro e a execução foi aprovada pelo Chef. “Tendo visto – e provado – o resultado, estou atordoado. Esse é o começo de algo realmente significativo”, afirmou Anderson.

 

A comercialização deste produto está prevista a partir de 2017 e a cozinha robótica deve ser lançada com preços entre R$ 15 mil e R$ 72 mil, sendo integrada a um serviço digital com mais de 2000 receitas, uma espécie de iTunes de comida.

Category: Notícias

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*