BUILDBOT Blog

Concurso elegerá o melhor robô bombeiro em Portugal

robô bombeiro

 

O Instituto Politécnico da Guarda, de Portugal, órgão ligado ao Corpo de Bombeiros, está realizando a 13ª edição do Concurso Robô Bombeiro. Um concurso promovido por docentes da Unidade Técnico-Científica de Informática da instituição.

 

A competição, que será realizada em 4 de julho deste ano, contará com a participação de equipes formadas por alunos e professores e tem como objetivo promover a robótica e permitir o desenvolvimento de robôs autônomos com habilidades para auxiliar no combate ao fogo.

A competição ocorre em ambientes com arenas projetadas que simulam modelos de casas com divisões que semelhantes a corredores, quartos e demais cômodos.

 

O robô bombeiro autônomo têm a missão de percorrere nesta arena para localizar um foco de incêndio, simulado pela chama de uma vela, e após encontrar, deve apagar o fogo utilizando seus acessórios.

 

Durante o caminho será preciso superar obstáculos para cumprir as três provas propostas. Em todas as etapas a competição ocorre de forma individual em uma das arenas selecionadas e a escolha do melhor robô bombeiro é feita mediante pontuação adquirida conforme o sucesso do cumprimento da missão, o nível de dificuldade enfrentado e o tempo que demorou para concluir a etapa.

 

Para participação no concurso, os robôs devem ser autônomos e movidos a energia elétrica. Em geral, os sistemas de locomoção mais usados são baseados em rodas, lagartas ou penas.

 

Os modelos também possuem em comum um sistema de detecção de obstáculos para evitar choques que os danifiquem e cada um adota diferentes tipos de sistema de extinção de chamas, contando por exemplo, com o uso de ventoinhas, canhões de água entre outras opções preferidas por cada equipe.

 

A participação das equipes será de acordo com as classificações:

  • Standard– para estudantes do ensino básico, secundário e profissional, ou menores de 18 anos.
  • Sénior– para estudantes de politécnicos e universidades, ou maiores de 18 anos.
  • Robôs com Pernas– Para todas as idades.

 

Confira no vídeo abaixo, uma apresentação do que aconteceu na 12ª edição promovida em 2014.

 

 

Maiores informações sobre o concurso estão disponíveis no site oficial da competição.

 

 

 

 

 

Category: Notícias

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*