BUILDBOT Blog

Colete robótico ajuda na reeducação postural

21.04 colete

Uma equipe do Instituto de Sistemas de produção da Alemanha desenvolveu um colete equipado com uma estrutura robótica, para ser uma solução de educação postural e equipamento de proteção individual (EPI).

 

Este EPI moderno promete entregar conforto e prevenir a repetição de posturas inadequadas durante o trabalho que poderiam causar lesões, acidentes e até mesmo agravar quadros de saúde dos funcionários.

Este colete moderno conta com atuadores ativos que reagem ao perceberem um deslocamento diferente da postura correta. Identificando estas situações, os atuadores começam a enrijecer, alertando o usuário do desvio inadequado e orientando-o a manter a postura correta.

 

Apesar do “puxão de orelha”, o equipamento promete manter o conforto, não sendo apertado demais. Ele garante a mobilidade durante o trabalho, sem prejudicar a realização das tarefas. Para alcançar este estágio ele foi desenvolvido a partir do sistema de robótica mole, para então se tornar uma autêntica prótese ortopédica para uso preventivo.

 

De acordo com o Dr. Henning Schmidt, responsável pelo projeto, estão embutidos no material toda a eletrônica necessária, os sensores e os atuadores.

 

Os sensores monitoram a movimentação do usuário, enquanto um processador compara os dados coletados com o padrão de movimentos recomendados, tudo isto em tempo real.

 

O funcionamento do equipamento se dá através da captação de energia gerada pelo próprio usuário. Todas as vezes em que ele se inclina para pegar algo, o equipamento armazena energia cinética.

 

Algumas das formas de aplicações deste equipamento podem ser em locais de trabalho, como indústrias, fábricas e até mesmo em hospitais, podendo auxiliar cuidadores que precisam carregar pacientes ou ajuda-los na sua movimentação.

 

Category: Notícias

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*